20 de jan. de 2010

Acerca do Mal

O mal não é um ser, não é um ente, não é uma coisa, não tem essência nem natureza, nem é formado de substância alguma. O mal é uma pulsão, uma intenção ou uma intuição. É um mecanismo de contrariedade de uma ordem estabelecida e harmonica. è o erro em si quando tomado por base um certo referncial daquilo que é ou venha a ser bom. O mal é uma contrariedade posta aquilo que é o bom estabelecido por Deus, mas é preciso esclarecer que tanto o bem como o mal na ótica divina podem não ter o mesmo sentido distinto para nós como podemos conhecer, ou seja, um ato divino ainda que nos apresente como sendo mal será sempre bom, pois satisfaz sua vontade que é sempre justa para Ele segundo o fim último de seu beneplácito e de sua glória.

Um comentário:

  1. Interessante como às vezes nos prendemos aos conceitos limitado e finitos que nossa mente humana cria. Algumas pessoas e até líderes em sua limitação acham impossível o "mal" ter origem em Deus. Mas como você falou em seu texto, vendo-se da ótica divina, o mal é bom quando ele é o cumprimento de uma vontade de Deus que certamente é "boa, perfeita e agradável". Até os defeitos humanos são perfeição diante de Deus, pois tudo aquilo que traz glória ao seu nome é perfeito, pois foi pra este fim que tudo foi criado. Gostei das discussões! Vou seguir teu blog! Abs.

    ResponderExcluir

DICA DE FILME

MÃOS TALENTOSAS - é um filme extraordinário para quem deseja seguir carreira em medicina, mas além de apresentar essa profissão brilhante, o filme mostra um verdadeiro exemplo de superação numa história emocionante. É uma grande lição de vida para todos nós. Vale a pena conferir!